Quantcast
Channel: Que Delícia, Né Gente?!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6346

Retrospectiva 2014 Parte 7/7: os memes e assuntos que mais bomboram no ano

$
0
0


Chegamos ao fim de mais um ano e, com ele, de nossa Retrospectiva 2014.

Para quem não viu os posts anteriores, já falamos de música - clipes, álbuns, singles, hits e revelações - de filmes e séries, dos homens e mulheres mais gatos e internet. Agora só falta os virais/memes e assuntos (sérios ou não) que mais bombaram no ano.



Brendan Jordan:

Brendan Jordan, um garoto americano de 15 anos, resolveu dar pinta e fazer carão ao bancar "o Robert" durante uma reportagem. Esse foi o escape para começar a bombar na web, fazer seu próprio vlog, aparecer na TV e até estrelar uma campanha de moda. A gente assinaria fácil uma petição no Avaaz exigindo um emoji com a expressão dele, porque ela sintetiza as nossas em diversas situações. Afinal, seja quem você for e em que contexto for, o importante é ser fabuloso.



Pegadinhas de terror (Annabelle, Bebê Diabo, Cachorro-aranha):

Quem cresceu nos anos 90 sabe como Titio Sílvio Santos era o rei das pegadinhas (sdds Ruth Roncy). Este ano, tanto aqui no Brasil quanto em diversos países, os sustos dados em alguns desafortunados foram protagonistas de milhares de views do YouTube. Sinceramente, às vezes nos perguntamos se isso não é demais a ponto de levar alguém de coração fraco sofrer um infarte, mas enquanto as vítimas parecem ser bem escolhidas, que deixem o terror (e risos) no nível mais alto.



ALS Ice Bucket Challenge:

Com uma forcinha de celebridades gringas, a campanha para arrecadação de fundos para pesquisa sobre esclerose lateral amiotrófica (sim, jogamos no Google) atingiu o mundo num piscar de olhos. Ver famosos ajudando uma boa causa pode até ser recorrente, mas presenciar reações genuínas ao levar um balde de água com gelo no corpo não é muito comum. O único porém foi que a zueira ficou tão sem limites que tinha gente fazendo o desafio sem nem saber porque ele existia.



Juliana desmaiada:

Feito quase com o objetivo de hitar, a dublagem brasileira de uma até conhecida cena da interwebs ganhou rapidamente o Whatsapp dos seus amigos zuões. Impossível não se reconhecer numa Juliana que ficou desmaiada perante um acontecimento terrível ou naquela pessoa que, não importa a tragédia, se preocupa mais em paralisar todo mundo para que alguém responda: alguém viu meu (sic) óculos?




Giovana e o forninho:

Na maioria das vezes é muito difícil entender o que faz um meme (ou mene, the cool way to write) viralizar - às vezes com um delay, como no caso - mas sabemos que crianças em situações inusitadas costumam fazer sucesso. É o caso de Giovana: dançando um funkzinho básico, a menina desce, sobe, empina, rebola até que o forninho da sua mãe cai na cabeça. Foi só o que precisou para percebemos quantos forninhos metafóricos despencaram na gente esse ano.



6. Eleições
7. Queria estar morta
8. Selfie do Oscar
9. Don't Touch, It's Art
10. Eventos fake no Facebook



Apropriação Cultural:

Já altamente discutido no Tumblr e talvez denso demais para chegar tão fácil nos posts texto-imagéticas do Facebook, a apropriação cultural é um problema que, finalmente, é mostrado e problematizado. Evidenciar todo um processo de colonização e apagamento/subversão da cultura de um povo ou comunidade é complexo, mas não deve ser nunca colocado em escanteio, ou pior, tachado como vitimismo. Ouvir e ter empatia é um bom começo para o assunto não sair de pauta.

Saídas do Armário (Sam Smith, Ellen Page, Tyler Glenn):

Muitas pessoas já entendem que sair do armário é muito mais do que se aceitar e criar uma convivência mais verdadeira com a família, é também um ato político. Essa atitude, vindo de celebridades, não torna os famosos pessoas gays mais importantes que você. Contudo, como já discutimos na estreia da nossa nova seção Papo, não podemos negar o poder midiático - na maioria das vezes - positivo que isso tem em nossa sociedade.

Feminismo (HeForShe, Beyoncé no VMA, Anitta & Pitty):

Pra quem não sabe, o feminismo existe há muito tempo e vai muito bem, obrigado. Este ano, porém, a quantidade de vezes que o assunto apareceu em nossos feeds foi crescente. Vendo campanhas como "Não mereço ser estuprada" e HeForShe, até quem nunca ligou para isso começou a entender a importância de se continuar discutindo e buscando direitos iguais para as pessoas, independente do gênero. Chimamanda deve ter ficado feliz com a quantidade de quotes que recebeu (#flawless).

Copa do Mundo 2014:

Uma das coisas que mais ouvimos durante a Copa das Confederações foi o quanto não teria Copa do Mundo aqui. Mas teve. Os países chegaram, a bola rolou (7 vezes pela Alemanha, risos) e quase todo brasileiro conseguiu sentir a união que eventos podem despertar numa população (exemplo: VMA para a comunidade LGBT). Também tivemos memes engraçados, jogadores gatos, Cláudia Milk, Shakira e Ivete, numa das edições mais memoráveis do campeonato.

Eleições:

Nunca antes na história deste país houve tantos textões no Facebook (Twitlonger, você ficou pra trás). As Eleições de 2014 renderam tanto pano pra manga que não foi difícil ver amizades - mesmo que virtuais - desfeitas rapidamente. Mesmo que todos, supostamente, queriam o melhor para o Brasil, foi bem difícil ficar sem tomar posições políticas este ano. Ótimo, talvez seja assim que um possível amadurecimento sócio-histórico pessoal se desenvolve.

6. Ebola
7. Discurso de ódio de Fidélix
8. 50 Anos do Golpe Militar
9. App Secret
10. Freira Cantora
quedelicianegente.com

Viewing all articles
Browse latest Browse all 6346


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>