
Todo mundo conhece bem a estética de Tim Burton. É quase impossível não reconhecer um trabalho do diretor a kilômetros de distância. Não vamos negar que hoje esse estilo parece ter se tornado uma zona tão confortável que Burton não tenta inovar, mas não é disso que queremos falar.
O que está em pauta é um curta-metragem de João e Maria dirigido e desenvolvido pelo diretor de Alice no País das Maravilhas. A produção foi um especial de Halloween veiculado somente uma vez em 1983 no Disney Channel. Com um casting todo asiático (o que, infelizmente, abre espaço pra uma reapropriação torta de objetos culturais), o curta é, de alguma forma, inquietante.
O aspecto teatral cria o querido tom obscuro que o cineasta adora. Nesse contexto, o baixo orçamento ajuda a criar a atmosfera distorcida. Além disso, claro, temos personagens peculiares (como os brinquedos do pai de João e Maria) e DanDan, The Gingerbread Man, o mais creepy do curta. Assista abaixo:
Engraçado é que em 1984, depois de dar vida ao fracasso financeiro que foi o curta Frankenweenie, Burton acabou sendo demitido da Disney. Claro que como a vida tem muitos plot twists, o diretor hoje trabalha para a companhia e faz rios de dinheiro para a casa do rato.
www.quedelicianegente.com