Quantcast
Channel: Que Delícia, Né Gente?!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6346

Papo: como é possível a indiscutível beleza de Lupita Nyong'o incomodar tanto

$
0
0


Às vezes parece que a internet é um grande saco de vomitilhas. Um dos acessos mais recentes à esse produto da Gemialidades Weasley aconteceu quando a revista People divulgou sua lista anual de pessoas mais bonitas.

Decidimos ter esse Papo não só porque muitos dos comentários que lemos pareciam nos mostrar o quanto as pessoas têm uma mania absurda de especificar coisas gerais, mas também porque eles quase nos levaram de volta ao século 17 com o preconceito do vizinho (porque o preconceito nunca é nosso, obviamente).

Lupita Nyong'o foi eleita pela People a mulher mais bonita do mundo. A moça está super em evidência depois de ganhar o Oscar de "Melhor Atriz Coadjuvante" por 12 Anos de Escravidão em março e não para de aparecer em revistas. Vamos dividir essa conversa em alguns tipos de comentários feitos pela galerinha contestadora 24/7 que domina essa internet.

Ela apareceu agora e já é a mais bonita? Menos, People.
Menos você, coleguinha calderística. O fato de Lupita ter "aparecido agora na mídia" e já ganhar destaque se deve a um grande número de fatores. Só para simplificar lá vai: a lista da revista é anual. Ou seja, acontece uma vez por ano, tipo o Natal. Se não fosse assim, a lista poderia eleger uma mulher como a mais bonita e depois ser refeita somente quando esta fosse destronada (o que pode ser destrinchado fácil em um papo sobre a data de validade social da beleza feminina). Como é feita, a People elege a mulher mais bonita que está em evidência na mídia no momento, não de todos os tempos. Simples.

Elegeram ela só porque é negra e querem diversificar, nossa.
E isso é um motivo válido para rebaixar o posto que Lupita conseguiu? Que se não desejasse diversificar a beleza então uma negra não precisaria ser a mais bonita? Quando vemos comentário assim entendemos que isso é quase um atestado de que a beleza de Lupita precisa ser aceita por ela ser negra. Essa discussão nem seria colocada em pauta se uma mulher com pele branca ganhasse o posto. Só que isso existe porque alguns seres humanos ainda veem a cor da pele como uma diferença elementar. Um segredinho: não é.

Não é preconceito, mas tem tanta gente mais bonita que ela.
Vamos lá: a oração "não é preconceito" acoplada de "tem tanta gente mais bonita" resulta no complemento "por exemplo, pessoas brancas". Beleza é um conceito totalmente relativo (mesmo que seja encaminhado e forçadamente moldado por alguns meios sociais) e é completamente normal achar alguém mais bonito que outro. Muita gente entende isso. Muita gente também entende que é errado ser racista, mas, infelizmente, isso não faz com que elas não sejam. Só pedimos que essas pessoas não ergam o muro do "mas eu não sou preconceituoso!" em volta de suas falas. Se cair na armadilha de satanás do preconceito implícito e alguém te pegar, repense e se desculpe. Fácil, certo?

Agora vão fazer um estardalhaço só por causa de alguns comentários.
Acredite, não é só você que acha exaustiva toda essa discussão acerca da eleição de Lupita. As pessoas que "veem preconceito em tudo" estão mais cansadas do que essas que se negam a repensar atitudes preconceituosas. Não é fácil esse mundinho politicamente correto? É ainda menos fácil pra quem tenta mostrar que esse mundinho politicamente correto é só uma alegoria impoliticamente segura de tentar deixar tudo como está. Só não queremos que As Meninas continuem certas toda vez que alguém cantar "é que o de cima sobe e o de baixo desce".

No mais, Lupita está em casa dando um beijinho no ombro na estatueta de seu Oscar.
quedelicianegente.com

Viewing all articles
Browse latest Browse all 6346


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>