Quantcast
Channel: Que Delícia, Né Gente?!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6346

Dia Internacional da Mulher: escolhemos 10 hinos para homenagear essas lindas!

$
0
0


Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma data para celebrar as conquistas do sexo feminino, mas também para lembrar de toda opressão pela qual já passaram e de que a luta continua. Nisso, a música (e as artes em geral) tem uma enorme importância, como veículo de transmissão de mensagens.

E as mulheres do pop - área aliás, completamente dominada por elas - não deixam por menos e, ora ou outra, abordam o assunto em suas canções. Escolhemos dez delas para homenagear nossas lindas leitoras e, por consequência, todas as mulheres. Bora?

10. Destiny's Child - Independent Woman:
Abrindo esse top 10, vem o Destiny's Child com "Independent Woman", que é um dos clipes mais criativos do grupo. O vídeo traz Beyoncé, Kelly e Michelle incorporando as panteras e ensinando suas aprendizes as lições básicas pra fazer parte das Charlie's Angels. E pra completar ainda conta com cenas dos filme protagonizada por Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu.



9. Cyndi Lauper - Girls Just Wanna Have Fun:
Um clássico. Não tem muito mais o que dizer sobre. Como não começar a dançar instantaneamente já nos primeiros 5 segundos? O ritmo é ótimo, o clipe é um marco e é Cyndi Lauper! Assistimos ela cantando pros quatro ventos que só quer se divertir... E dá vontade de fazer o mesmo!



8. Lady Gaga - G.U.Y.:
Lady Gaga poderia parecer nessa lista por várias músicas, entre elas o hit igualitário "Born This Way". Mas escolhemos "G.U.Y.", por sua brincadeira de múltiplos sentidos com os gêneros, falando de submissão e, ao mesmo tempo, a associando aos homens. A música ainda não tem clipe (esse aí é fan-made), mas PRECISA virar single!



7. Little Mix - Salute:
Essa também não tem clipe e também TEM que virar single (até porque é a música título do último álbum da girlband). Daqueles casos que já nascem hino, as britânicas convidam todas as mulheres do mundo para entrar em seu exército.



6. Miley Cyrus - Adore You:
Não, nem Miley nem esta música são sinônimos de feminismo. Mas o contexto atual nos leva a, necessariamente, colocar a cantora nesta lista. Todas as "polêmicas" de sua nova fase geraram importantes discussões sobre - até entre Amanda Palmer e Sinéad O' Connor - a sexualidade feminina e de que a sociedade só a aceita quando é explorada "dentro do quadrado" preestabelecido, se não é tida como vulgar. Um ótimo exemplo de que a mulher tem a liberdade de explorar seu corpo como quiser, sem que isso seja considerado um convite para abuso e sem que ela seja considerada "puta" (o que também não é problema algum).



5. Cher - Woman's World:
No top 5, a Deusa do Pop. O lead-single do injustiçado Closer To The Truth (que aliás tem um cover da cantora aí de cima) tem um clipe que poderia ser descrito como: Cher sendo Cher. Ela aparece com vários figurinos e perucas que vão sendo trocados várias vezes e fazendo combinações com partes de outros diversos tipos de mulheres.



4. Madonna - Express Yourself:
E depois da Deusa, vem a Rainha. "Express Yourself" também um hino não só sobre feminismo, mas de igualdade em geral. A música já começa com Madonna chamando as mulheres pra acompanha-la. A letra faz questão de mostrar que a mulher é muito mais do que jóias, carros ou qualquer outra coisa. É uma canção de exaltação, liberdade e, principalmente, verdade. Express yourself, you've got to make him express himself!



3. Christina Aguilera - Can't Hold Us Down:
E o bronze fica com a Xtina (nos dois sentidos), que tá bem guetto nesse clipe. O vídeo tem um enredo onde um cara vai abusar dela e obviamente leva um fora. Daí em diante ela chama asamiga do quarteirão pra tirar satisfação e cantar uma letra cheia de críticas sobre como homens acham que as mulheres supostamente devam ser tratadas. Frases como "Nunca puderam, nunca irão, não podem nos controlar" trouxeram Aguilera direto pro pódio.



2. Shania Twain - Man! I Feel Like A Woman!:
Shania Twain é responsável por nossa prata. Não é qualquer cantora que consegue segurar um hit por mais de uma década, ainda mais sendo sobre o que é, dentro de um gênero musical conservador como o country. Todo top 10 sobre esse assunto TEM QUE TER essa música. O clipe é bem simples e mostra apenas Shania cantando junto com uma banda composta por homens. E não precisava de mais nada mesmo, porque a letra já diz tudo. E sabemos que você também já gritou "Man! I feel like a woman!" pelo menos uma vez em sua vida.



1. Beyoncé - Run The World (Girls):
Quando o assunto é música dedicada às mulheres, "Run The World (Girls)" sempre é a primeira que vem à cabeça. Beyoncé é atualmente um dos nomes mais fortes tanto na música quanto na luta pelos direitos femininos. Todos os seus álbuns tem pelo menos uma faixa que as exalte, além dela mesma já ter feito isso várias vezes em vários clipes, performances e eventos. O primeiro lugar só pra reconfirmar o que todo mundo já sabe: Who run the world?



+ Faixas bônus: Oh Land - Renaissance Girls / Pitty - Desconstruindo Amélia / M.I.A. - Bad Girls / Sugababes - Girls / Alicia Keys - Superwoman
quedelicianegente.com

Viewing all articles
Browse latest Browse all 6346