
Estamos quase fechando a semana de "críticas atrasadas de 2013". Depois de Bangerz da Miley, Stars Dance da Selena e The 20/20 Experience, vamos falar da segunda parte do álbum de Justin Timberlake.
The 20/20 Experience - 2 of 2 surpreende desde o início com "Gimme What I Don't Know (I Want)". Em nanosegundos, a introdução "reversa" da canção transmite a ideia de continuação e, ao mesmo tempo, desperta a sensação de mistério, mostrando que a segunda parte do projeto também é uma experiência completamente nova.
Fato reforçado em "True Blood" e sua divertida letra, tentando criar um épico musical do terror, que até consegue, mas cansa pela irregularidade da faixa. Diferente de "Murder", com Jay Z, que segue temática similar, mas destacado-se na melodia com suas percussões e vozes sobrepostas, fluindo melhor.
Nesse contexto, também podemos ver o quão bom o disco é na busca de novas direções. "Drink You Away", com seu country inpired e destaque para o violã,o faz muito a diferença dentro do registro, mostrando um Justin com voz mais crua e brilhante. Algo parecido acontece em "You Got It On" e "Only When I Walk Away". A primeira por sua inspiração no soul, mostrando mais uma de suas facetas sexy, que convence sem esforço. A segunda consegue dar mais peso à interpretação, com a adição de um quê rock, ditado por guitarras mais presentes.
Contudo, esse gosto por experimentação não é o que mais destaca. "Amnesia" ganha por acrescentar o clássico dos anos 60 ao seu tom moderno de um r&b de raiz. "Cabaret" bebe da fonte do hip-hop que o cantor conhece bem, mas a participação de Drake faz com que a música cresça mais em si do que o esperado.
Timberlake ainda pontua momentos onde não quer se arriscar. "Take Back The Night", primeiro single, é um porto seguro, tanto dentro do CD, como mercadologicamente falando, ao apostar numa sonoridade nu-disco, bastante em voga este ano. "TKO", o segundo, é pop da cabeça aos pés e "Not A Bad Thing" se encaixa nas várias baladinhas que o cantor fez anteriormente. Ok, tudo aqui recebe um toque mais refinado, na busca por diferenciação, mas não chegam a ser um feito inédito. A surpresa dessa última canção fica com a hidden track "Pair Of Wings", de uma sutileza e sinceridade incríveis, reforçadas por ser acústica.
Quanto à versão deluxe, novamente não tinha a necessidade de existir. "Blindness" é a refirmação do "the new classic", o que encaixaria perfeitamente dentro da tracklist standard. "Electric Lady", aliás, é um dos grandes destaques do álbum com sua métrica viciante e deveria ter passado do corte final.
The 20/20 Experience - 2 of 2 é uma nova e excelente experiência. O único momento de dúvida quanto ao projeto - incluindo sua primeira parte - parece ser o constante lembrete, por meio da escolha de singles, de um Justin que já conhecemos. Amamos ter uma visão perfeita de sua música, mas o que mais queremos é a surpresa do próximo passo.

quedelicianegente.com