
Rolou ontem (24), no Nokia Theatre em Los Angeles, a 41ª edição do American Music Awards. Foram três horas de muuuuitas performances e prêmios, sob à apresentação - ainda bem que em poucos momentos - do rapper Pitbull.
E, como já é costume aqui no blog comentar as mais importantes premiações, lá vamos nós a mais um post cremoso e sensual contando tudinho o que aconteceu. Basta clicar em "leia mais".

Antes do programa começar, tivemos performances do Fifth Harmony, cantando "Better Together", e Jesse McCartney, cantando "Back Together" (combinaram tocar músicas com nomes parecidos? rs), no pré-show.
A premiação em si foi aberta, muito bem, obrigado, por Katy Perry, que fez uma das melhores apresentações da noite (pelo menos, no ponto de vista visual) para seu mais recente single, "Unconditionally". Assim como no clipe, a cantora apostou numa grandiosa estrutura, com várias coisas acontecendo ao seu redor, mas saindo dos conceitos vitorianos e apostando num visual asiático.
Uma das principais ganhadoras da noite foi a boyband One Direction. Em solo americano, o britânicos fizeram uma apresentação bem intimista de "Story of My Life". E vamos não podemos deixar de falar: Zayn está de parabéns barbudo, hein?
Continuando na pegada minimalista, nossa mini-mimi, Ariana Grande, fez um medley de "The Way" e "Tattooed Heart" só no gogó (e que gogó!), acompanhada de backvocals.
Quem também optou por um medley, foi a banda Imagine Dragons, que apresentou os hits "Demons" e "Radioactive", com guitarras douradas e percussão de ares
Visando a proposta e público alvo, o AMA tem bastante country em seu DNA. E neste ano ele esteve ainda mais presente nas performances, seja de maneira indireta em "Timber" do Pitbull com a Ke$ha, que aliás ganhou clipe minutos antes do programa começar.
Na forma diluída da dupla Florida Georgia Line em "Cruise", hit por aquelas bandas, com a participação do rapper Nelly, também com um medley de "Ride Wit Me":
Ou no true-roots-de-raiz "That's My Kind of Night" de Luke Bryan:
Surpreendentemente, Justin Timberlake, principal premiado masculino da noite, preferiu não cantar nenhum single extraído de uma das duas partes do disco The 20/20 Experience. Foi de "Drink You Away", como sempre, impecável e classudo.
Também surpreendendo na música escolhida, Rihanna não cantou "What Now", como todos esperavam, e sim "Diamonds". Isso até fez sentido - dentre os singles atuais, escolher o de maior destaque - já que a cantora também recebeu o prêmio/homagem de "Ícone", diretamente das mãos de sua mãe, num momento bem fofo.
Outros dois momentos de homenagem foram: Jennifer Lopez fazendo um tributo à cantora Celia Cruz, com um medley broadwayesco de "Quimboara", "Bemba Colora" e "Carnaval", cheio de danças e latinidade.
E TLC, que fizeram um retorno comemorativo há alguns meses - com Li'l Mama no lugar da falecida Lisa - e nos levaram diretamente ao anos 90, fazendo um versão live do clipe do hit "Waterfalls", no palco.
Macklemore & Ryan Lewis, que deixaram pra trás artistas como Lil Wayne, Jay Z e Kendrick Lemar nas categorias de hip-hop, apresentaram "Can't Hold Us" fora do palco principal, num link direto de Miami.
Falando no Kendrick Lamar, ó ele aí cantando "Swimming Pools":
Um dos melhores momentos da noite foi, sem dúvida, a apresentação de "Say Something" - que ganhou clipes esses dias - do duo A Great Big World, completamente coadjuvantes ao lado de sua parceira de música, Christina Aguilera.
Aliás, parênteses para ela no redcarpet. Tá linda demais, gente!

Quem também chegou causando foi Lady Gaga. Ela aproveitou o cavalo (carregado por pessoas) usado na turnê The Born This Way Ball, pintado de branco. Pra quem já chegou num ovo gigante e usou vestidos e carne em outros eventos do tipo, foi até "singelo".
A cantora também apresentou "Do What U Want" com o R. Kelly, fazendo referência à relação de Marilyn Monroe com o presidente John Kennedy. A performance foi bem legal, principalmente quanto à coreografia, mais orgânica que nas apresentações televisas da música, feitas anteriormente. O porém ficou para o final dramático... Pra lá de desnecessário.
Por fim e não menos importante, MESMO. Miley Cyrus conseguiu mais uma vez ser o foco, mas agora sem polêmicas, e sim com o uso muito esperto de um gatinho que é meme na internet, como backdrop do palco. O bichano dublou a música, chorou diamantes e até mostrou a língua no final! Hahahaha!

E pra fechar o post, os ganhadores. Mas vale falar um pouquinho das divisões das categorias antes. Tendo em vista que o AMA, já pelo nome, é a mais "americana" das premiações, precisam, digamos assim, agradar algumas fatias expressivas de público nos EUA, como os latinos, negros e pessoal do country. Sendo assim, há, por exemplo, várias subdivisões entre os prêmios de Country e entre Soul/R&B e Hip-Hop.

Por outro lado, o Rock e o Pop são postos no mesmo saco, o que pode ajudar artistas que caminham entre vários ritmos - Justin Timberlake ganhou prêmios em Soul/R&B e em Pop/Rock e Taylor Swift em Country e Pop/Rock - e ser meio "injusto" à outros, tipo com Imagine Dragons, que jamais ganharia do One Direction em "Grupo Favorito de Pop/Rock", já o fandom dos segundos é bem maior, e os prêmios são escolhidos por voto popular.
Seja como for, eis a lista final de contemplados:
Ícone: Rihanna
Artista do Ano: Taylor Swift
Revelação: Ariana Grande
Single do Ano: Cruise - Florida Georgia Line feat. Nelly
Cantor Favorito de Pop/Rock: Justin Timberlake
Cantora Favorita de Pop/Rock: Taylor Swift
Álbum Favorito de Pop/Rock: Take Me Home - One Direction
Grupo Favorito de Pop/Rock: One Direction
Cantor Favorito de Soul/R&B: Justin Timberlake
Cantora Favorita de Soul/R&B: Rihanna
Álbum Favorito de Soul/R&B: The 20/20 Experience - Justin Timberlake
Cantor Favorito de Country: Luke Bryan
Cantora Favorita de Country: Taylor Swift
Álbum Favorito de Country: Red - Taylor Swift
Grupo Favorito de Country: Lady Antebellum
Artista Favorito de Rap/Hip-Hop: Macklemore & Ryan Lewis
Álbum Favorito de Rap/Hip-Hop: The Heist - acklemore & Ryan Lewis
Artista Favorito Adulto Contemporâneo: Maroon 5
Artista Favorito de Música Eletrônica: Avicii
Artista Alternativo Favorito: Imagine Dragons
Artista Favorito de Música Latina: Marc Anthony
Trilha Sonora: Pitch Perfect
quedelicianegente.com